Desenvolvimento Ágil de Software

Equipes ágeis bem-sucedidas podem produzir software de alta qualidade, atendendo melhor às necessidades do usuário com mais rapidez e menor custo. A transição para um processo ágil como o Scrum, no entanto, pode ser um desafio, mas a premeditação e o trabalho com treinadores e treinadores experientes ajudarão.

Saiba mais sobre Agil

O que é uma metodologia ágil?

Uma metodologia ágil – como Scrum – é uma abordagem mais leve para o desenvolvimento de software do que muitas das abordagens tradicionais.

As metodologias ágeis apresentam equipes auto-organizadas que são capacitadas para atingir objetivos de negócios específicos. As metodologias ágeis se concentram em entregas rápidas e frequentes de soluções parciais que podem ser avaliadas e usadas para determinar as próximas etapas.

Dessa forma, as soluções são construídas de forma iterativa e incremental. As metodologias ágeis demonstraram entregar produtos de maior qualidade em menos tempo, resultando em maior satisfação do cliente.

 

É melhor executar primeiro um projeto piloto de desenvolvimento ágil de software?

Não é necessário executar um projeto piloto de desenvolvimento ágil de software. Projetos-piloto são comumente feitos por dois motivos: para ver se algo vai funcionar ou para aprender como fazê-lo funcionar.

Até agora, muitas outras empresas – muito provavelmente incluindo alguns de seus concorrentes – estão usando abordagens ágeis como o Scrum, de modo que não há mais dúvidas se funciona.

A verdadeira questão que a maioria das organizações enfrenta é como fazer o Agile ou o Scrum funcionar para elas. Um ou mais projetos-piloto de desenvolvimento de software podem ser muito úteis para fornecer essas respostas.

 

Devemos converter tudo de uma vez para metodologias ágeis?

A maioria das organizações ainda começa com um punhado de equipes e espalha seu Scrum ou processo ágil de desenvolvimento de software em toda a organização. Mas as transições all-in estão se tornando mais comuns.

Um exemplo de empresa que fez a transição com sucesso de uma só vez é o cliente da Mountain Goat Software, Salesforce.com. Para eles, funcionou.

Durante o primeiro ano de uso do Scrum, a Salesforce.com relatou ter lançado 94% mais recursos, entregando 38% mais recursos por desenvolvedor e fornecendo mais de 500% mais valor aos clientes em comparação com o ano anterior.

 

Com que rapidez podemos nos tornar ágeis?

Você verá os benefícios de adotar o desenvolvimento ágil de software certamente no primeiro ano e provavelmente nos primeiros três a seis meses.

Tenha em mente que muitas organizações passam por um período de turbulência durante o primeiro a três meses, pois algumas pessoas resistem à mudança e outras enfrentam obstáculos legítimos para superar anos de comportamento arraigado.

Lembre-se, porém, que ágil não é algo em que você trabalha e de repente se torna . Ao abordar o que considera ágil hoje, você perceberá que sempre há mais para onde ir.

 

Como faço para começar com o desenvolvimento ágil de software?

A abordagem que defendemos é iterar em direção à agilidade . Crie um backlog de melhoria de todas as coisas que sua organização poderia fazer melhor ou poderia fazer de maneira mais ágil. Convide outras pessoas a se juntarem a esse esforço, especialmente aquelas com paixão por melhorar o processo de desenvolvimento ou com experiência ágil em sua empresa ou com um empregador anterior.

Se sua lista de pendências de melhoria for longa, considere agrupar os itens para criar várias listas de pendências de melhoria. Divulgue o esforço de mudança para os funcionários da empresa e busque voluntários para trabalhar como uma comunidade para fazer essas melhorias. À medida que essas comunidades de melhoria se formam, deixe que cada um possua uma das pendências de melhoria subdivididas.

Se o esforço de transição justificar, estabeleça uma comunidade de transição empresarial que forneça energia, suporte, recursos, orientação e orientação ocasional para as comunidades de melhoria que estão fazendo o trabalho real de conduzir a transição ágil em toda a empresa.

A Massimus respeita sua privacidade

Todas as informações pessoais relativas a Usuários que usem nossos serviços de cursos são tratadas em concordância com a LGPD- Lei Geral da Proteção de Dados. (Lei nº 13.709/2018). Veja nossa Política de privacidade.