A Estrutura do Scrum

Scrum é uma abordagem ágil para desenvolvimento de produtos, especialmente desenvolvimento de software, aplicável a qualquer projeto com prazos agressivos, requisitos complexos e um grau de singularidade.

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O que é Scrum? Qual é a definição de Scrum?

O que é Scrum? O Scrum é uma maneira ágil de gerenciar o trabalho. A cada poucas semanas (normalmente de duas a quatro), as equipes entregam uma parte totalmente funcional do trabalho (um incremento). As equipes e os negócios usam o feedback de cada entrega para determinar o que construir a seguir ou como adaptar o que já construíram.

Simplificando, o Scrum funciona por meio de uma série de eventos que acontecem durante um período de tempo definido: esse período de tempo é chamado de sprint. Sprints são timeboxes curtos durante os quais a equipe transforma ideias em produtos funcionais. Os eventos então se repetem a cada sprint.

 

A estrutura do Scrum

Por exemplo, o Scrum Guide de Jeff Sutherland e Ken Schwaber diz que uma equipe precisa produzir um trabalho de alta qualidade, mas não diz como a equipe deve conseguir isso. As equipes são o coração de qualquer estrutura ágil de gerenciamento de projetos. Em vez de fornecer descrições completas e detalhadas de como tudo deve ser feito em um projeto, muito disso é deixado para a equipe. Isso porque a equipe saberá melhor como resolver o problema que se apresenta. É também por isso que as atividades de um sprint são descritas em termos do resultado desejado, em vez de um conjunto de critérios de entrada, definições de tarefas, critérios de validação, critérios de saída (ETVX) e assim por diante, como seria fornecido na maioria das metodologias. A definição de Scrum é simples e pequena. Lembre-se, porém, que as partes que estão lá demonstraram funcionar continuamente. Tenha muito cuidado, portanto, ao decidir remover algo, especialmente antes de ter experiência suficiente para fazer suposições bem fundamentadas sobre como a remoção de algo afetaria as outras partes.

 

Papéis da Equipe Scrum

O Scrum depende de uma equipe multifuncional e auto-organizada de desenvolvedores. Com isso, não me refiro apenas aos desenvolvedores de software – qualquer pessoa envolvida na criação de trabalho para o sprint é chamada de desenvolvedor.

A equipe é auto-organizada, pois não há um líder geral que decida qual pessoa fará qual tarefa ou como um problema será resolvido. Essas são questões que são decididas pela equipe como um todo.

A team is cross-functional, meaning everyone is needed to take a feature from idea to implementation.

Uma equipe típica tem entre cinco e nove pessoas, mas os projetos podem ser facilmente dimensionados para centenas de pessoas divididas entre várias equipes. Indivíduos podem ingressar na equipe com vários cargos; esses títulos são insignificantes. Cada pessoa contribui da maneira que pode para concluir o trabalho de cada sprint.

Isso não significa que se espera que um testador reformule a arquitetura do sistema; os indivíduos passarão a maior parte (e às vezes todo) de seu tempo trabalhando em qualquer disciplina em que trabalhavam antes de ingressar na equipe. Mas espera-se que os indivíduos trabalhem além de suas disciplinas preferidas sempre que isso for para o bem da equipe. Dessa forma, as equipes desenvolvem uma forma profunda de camaradagem e um sentimento de que “estamos todos juntos nisso”.

As equipes de desenvolvimento são suportadas por duas funções específicas. O primeiro é o Scrum Master, que pode ser considerado o treinador da equipe. Os Scrum Masters ajudam os membros da equipe a usar o processo para executar em seu nível mais alto e remover impedimentos ao progresso.

Um bom ScrumMaster também protege a equipe de distrações externas, permitindo que os membros da equipe se concentrem loucamente durante o sprint no objetivo que selecionaram.

Um ScrumMaster difere de um gerente de projeto tradicional de várias maneiras, inclusive porque essa função não fornece orientação diária para a equipe e não atribui tarefas a indivíduos.

Enquanto o ScrumMaster se concentra em ajudar a equipe a ser o melhor possível, o proprietário do produto trabalha para direcionar a equipe para o objetivo certo.

O proprietário do produto (product owner) é a principal parte interessada do projeto e representa usuários, clientes e outros no processo. Por causa disso, muitos proprietários de produtos vêm do gerenciamento ou marketing de produtos. Os proprietários do produto orientam a equipe na construção do produto certo.

Os proprietários do produto fazem isso criando uma visão convincente do produto e, em seguida, transmitindo essa visão à equipe por meio de um artefato chamado backlog do produto.

O proprietário do produto é responsável por priorizar o backlog, para garantir que esteja atualizado à medida que se aprende mais sobre o sistema que está sendo construído e seus usuários.

Uma maneira de pensar na natureza interligada dessas três funções nessa metodologia ágil é como um carro de corrida.

A equipe de desenvolvedores é o próprio carro, pronto para acelerar em qualquer direção que seja apontada. O proprietário do produto é o motorista, garantindo que o carro esteja sempre indo na direção certa. E o ScrumMaster é o mecânico-chefe, mantendo o carro bem regulado e com o melhor desempenho.

 

Atividades Scrum

Cada sprint começa com uma reunião de planejamento do sprint, onde o proprietário do produto apresenta os principais itens do backlog do produto para a equipe, e os membros da equipe descobrem quanto trabalho podem comprometer durante o próximo sprint.

Durante cada sprint, a equipe leva um pequeno conjunto de recursos desde a ideia até a funcionalidade totalmente implementada e testada. No final, esses recursos são concluídos e podem ser liberados para os clientes.

Em cada dia do sprint, todos os membros da equipe participam de uma reunião diária de scrum. Scrums diários são uma maneira de os membros da equipe sincronizarem seu trabalho e colaborarem para que o trabalho seja concluído.

As reuniões diárias duram no máximo 15 minutos e visam dar um tempo para a equipe compartilhar o que trabalhou no dia anterior, o que vai trabalhar naquele dia e identificar eventuais impedimentos para o andamento.

No final de um sprint, a equipe realiza uma revisão do sprint durante a qual a equipe demonstra a nova funcionalidade para o proprietário do produto ou qualquer outra parte interessada que deseja fornecer feedback que possa influenciar o próximo sprint.

É fundamental que a revisão do sprint permaneça informal e não se torne uma tarefa própria, desviando a atenção do próprio trabalho. Em algumas equipes, por exemplo, slides de PowerPoint não são permitidos.

Outras equipes pedem aos participantes que façam um teste prático de cada recurso. Esse ciclo de feedback pode resultar em alterações na funcionalidade recém-entregue, mas também pode resultar na revisão ou adição de itens ao trabalho planejado para o futuro.

Outra atividade de inspecionar e adaptar é a retrospectiva do sprint no final de cada sprint. Toda a equipe participa dessa reunião. A reunião é uma oportunidade para refletir sobre o sprint que terminou e para identificar quais mudanças ou melhorias a equipe pode querer fazer no próprio processo.

Ambas as atividades de fim de sprint são consistentes com o valor ágil de melhoria contínua.

 

Artefatos e ferramentas do Scrum

O Scrum possui diversos artefatos e ferramentas. O artefato primário é, obviamente, o próprio produto. O backlog do produto é outra ferramenta.

O backlog do produto é a lista das funcionalidades que ainda precisam ser adicionadas ao produto. O proprietário do produto prioriza o backlog para que a equipe sempre trabalhe primeiro nos recursos mais valiosos. A maneira mais popular e bem-sucedida de criar um backlog de produto é preenchê-lo com histórias de usuários, que são descrições curtas de funcionalidades descritas da perspectiva de um usuário ou cliente.

No primeiro dia de um sprint e durante a reunião de planejamento, os membros da equipe criam o sprint backlog. O backlog do sprint pode ser pensado como a lista de tarefas da equipe para o sprint. O backlog do sprint é a lista de tarefas que a equipe precisa executar para entregar a funcionalidade que se comprometeu a entregar durante o sprint.

Ao contrário do backlog do sprint, o backlog do produto é uma lista de recursos a serem construídos ao longo de muitos sprints. Durante o sprint, a maioria das equipes usa um quadro de tarefas (virtual ou físico) para representar visualmente o fluxo do trabalho do backlog do sprint à medida que se move de A fazer, para Fazer e para Concluído.

Embora não seja obrigatório, as equipes costumam usar e criar gráficos de burndown de sprint e liberar gráficos de burndown. Os gráficos de burndown mostram a quantidade de trabalho restante em um sprint ou release e são uma ferramenta eficaz para determinar se um sprint ou release está dentro do cronograma para que todo o trabalho planejado seja concluído na data desejada Introdução Visual ao Scrum Para entender como todas as partes do Scrum funcionam juntas, vamos ver como os elementos essenciais do Scrum são representados graficamente.

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À esquerda, vemos o product backlog, que foi priorizado pelo product owner e contém tudo o que se deseja no produto que é conhecido no momento. A lista de pendências do produto é representada por uma pilha alta de grandes cubos azuis. Os sprints de duas a quatro semanas são mostrados pelo círculo verde maior.

No início de cada sprint, a equipe seleciona uma quantidade de trabalho do backlog do produto e se compromete a concluir esse trabalho durante o sprint. Parte de descobrir quanto eles podem comprometer é criar o backlog do sprint, que é a lista de tarefas (e uma estimativa de quanto tempo cada uma levará) necessária para entregar o conjunto selecionado de itens do backlog do produto a serem concluídos no sprint.

O sprint backlog é mostrado logo à esquerda do círculo verde e é representado por uma pequena pilha de pequenos cubos azuis. No final de cada sprint, a equipe produz um incremento de produto potencialmente entregável – ou seja, software funcional e de alta qualidade. Esse incremento é mostrado à direita do sprint (uma saída) e representado como um pacote marrom.

Todos os dias durante o sprint, os membros da equipe se reúnem para discutir seu progresso e quaisquer impedimentos para concluir o trabalho desse sprint. Isso é conhecido como scrum diário e é mostrado como o círculo verde menor acima do sprint.

 

Perguntas Frequentes

Para que serve o Scrum?

Excepcionalmente ágil, a metodologia Scrum vem com um nome engraçado. As pessoas costumam perguntar “O que Scrum significa? Não é um acrônimo e não significa nada. O termo vem da abordagem do rugby descrita por Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka em seu “The New New Product Development Game” de 1986.

 

Scrum é uma Metodologia?

Não, Scrum não é uma metodologia. E não é chamado de modelo Scrum. Modelos e metodologias fornecem orientações passo a passo sobre como exatamente o trabalho deve ser executado.

Scrum é um framework. Ele fornece uma estrutura para trabalhar e os resultados desejados a serem alcançados, mas deixa espaço para as equipes decidirem a melhor forma de alcançar esses resultados em seu contexto específico.

 

Ágil x Scrum: qual é a diferença? Scrum é ágil?

Quando se trata de Scrum vs ágil ou Scrum em contextos ágeis, ajuda pensar no ágil como um guarda-chuva. Sob o guarda-chuva ágil estão muitos frameworks: XP, Kanban, Scrum e muito mais.

Portanto, o Scrum é ágil. Mas só porque uma equipe é ágil, não significa necessariamente que ela esteja usando técnicas de gerenciamento de projetos Scrum ou uma estrutura que se encaixe na definição Scrum. Eles poderiam muito bem estar usando outra técnica ágil.

Comecei a fazer desenvolvimento ágil de software com Scrum há mais de 20 anos e posso dizer que funciona para a maioria dos projetos complexos. O desenvolvimento de software Scrum evoluiu ao longo dos anos para abranger todos os tipos de produtos, muito além do software.

 

Introdução aos termos do Scrum

Uma introdução ao Scrum não estaria completa sem conhecer os termos que você usará.

Equipe Scrum: uma equipe típica tem entre cinco e nove pessoas, mas os projetos podem facilmente escalar para centenas ou apenas equipes de uma ou duas pessoas. Todos no projeto trabalham juntos para concluir o conjunto de trabalho que se comprometeram coletivamente a concluir em um sprint. As equipes desenvolvem uma forma profunda de camaradagem e um sentimento de que “estamos todos juntos nisso”.

Proprietário do produto: O proprietário do produto é a principal parte interessada do projeto e representa usuários, clientes e outros no processo. O proprietário do produto geralmente é alguém do gerenciamento ou marketing do produto, uma parte interessada ou um usuário-chave.

Scrum Master: O Scrum Master é responsável por garantir que a equipe seja o mais produtiva possível. Eles fazem isso ajudando a equipe a usar o processo Scrum, removendo impedimentos ao progresso, protegendo a equipe de fora e assim por diante.

Backlog do produto: O backlog do produto é uma lista de recursos priorizados contendo todos os recursos ou alterações desejadas no produto. Nota: O termo “backlog” pode ser confuso porque é usado para duas coisas diferentes. Para esclarecer, o backlog do produto é uma lista de recursos desejados para o produto. O backlog do sprint é uma lista de tarefas a serem concluídas em um sprint.

Reunião de planejamento do Sprint (Planning): no início de cada sprint, é realizada uma reunião de planejamento do sprint, durante a qual o proprietário do produto apresenta os principais itens do backlog do produto para a equipe. A equipe seleciona o trabalho que pode concluir durante o próximo sprint. Esse trabalho é então movido do backlog do produto para um backlog do sprint, que é a lista de tarefas necessárias para concluir os itens do backlog do produto que a equipe se comprometeu a concluir no sprint.

Scrum diário (Daily): Todos os dias durante o sprint, uma breve reunião chamada scrum diário é realizada. Essa reunião ajuda a definir o contexto para o trabalho de cada dia e ajuda a equipe a se manter no caminho certo. Todos os membros da equipe são obrigados a participar do scrum diário.

Reunião de Revisão do Sprint (Review): ao final de cada sprint, a equipe demonstra a funcionalidade concluída em uma reunião de revisão do sprint, durante a qual a equipe mostra o que realizou durante o sprint.

Retrospectiva do Sprint: também ao final de cada sprint, a equipe realiza uma retrospectiva do sprint, que é uma reunião durante a qual a equipe reflete sobre como seu processo está funcionando para eles e quais mudanças eles podem querer fazer para que funcione ainda melhor .

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