Quando se fala de liderança, ensino e facilitação, entende-se como sendo áreas que o Agilista precisa dominar para ser um profissional qualificado no mercado atual. Esses tópicos fazem parte das seis áreas de conhecimento que são fundamentais para o sucesso nesta carreira e são elas: coaching profissional; liderança; ensino e facilitação; gestão ágil de projetos e de produtos; agilidade de negócio; autoconhecimento.
A contratação de um Agilista por uma empresa quase sempre está atrelada, dentre outras atividades a serem desempenhadas, a treinamentos que esse profissional irá ministrar dentro dessa organização, exaltando então o aspecto do ‘ensino’ à trajetória do Agilista.
A facilitação vem à tona, no decorrer da jornada do Agilista, à medida que este necessita realizar a facilitação em projetos, bem como as ferramentas que ele necessitará para resolver as demandas que surgirem. Ainda dentro desse aspecto, cabe ressaltar que o Agilista vai levar a facilitação para, por exemplo, as reuniões. Podendo evitar reuniões desgastantes, desnecessárias ou com baixa eficiência.
É possível medir a eficiência das reuniões por meio da análise do quociente da quantidade de pessoas que estão contribuindo com a reunião, ou seja, participante com ideias e comentários relevantes, dividido pela quantidade de pessoas presentes na reunião. Por exemplo, em uma reunião com 10 pessoas, na qual somente 3 contribuem, a eficiência da reunião será de 33%, resultando em um percentual muito abaixo do esperado para uma equipe ágil, na qual o ideal é um valor de eficiência acima dos 75% para promover e gerenciar reuniões relevantes, visto que o Scrum já traz o número mínimo e suficiente de reuniões necessárias para se trabalhar e construir soluções de sucesso.
O aspecto da liderança é um elemento que o Agilista precisa dominar, e mesmo havendo diversos modelos de liderança no mercado, como liderança servidora, adaptativa etc., o essencial é que o Agilista tenha os seguintes aspectos para se inspirar: bons líderes não geram seguidores, geram outros líderes; e o melhor tipo de liderança é a liderança por meio do exemplo. Ou seja, se o Agilista quer que sua equipe seja produtiva, ele precisa ser produtivo. Se quer que a equipe esteja motivada e/ou inspirada, ele precisa estar motivado para motivar e inspirar.
Os treinamentos estão diretamente relacionados com os tópicos liderança, ensino e facilitação, visto que o Agilista vai ser contratado para, entre outros aspectos, dar treinamento, e portanto, se faz necessário saber preparar e entregar um treinamento. É necessário também saber sobre ferramentas de engajamento de pessoas, encontrar ferramentas adequadas, fazer uso das possibilidades tecnológicas disponíveis para que a experiência daqueles que assistem ao treinamento seja a melhor possível. Inclusive, a facilitação visual e o visual thinking são ferramentas que o profissional pode fazer uso para colocar o aspecto da facilitação em prática.