Agile – O Resgate da Energia no Trabalho

Temos uma variedade enorme de empresas e ambientes de trabalho,  com seus conceitos, verdades e estruturas. Porém muitos destes apresentam velhos problemas:

– Comunicação ineficaz

– Distância do cliente

– Ausência de colaboração

– Grupo desmotivado

Não existe fórmula mágica, mas o primeiro passo é ter consciência do problema. E depois? Tentar um caminho diferente.

Qual caminho ? Um deles é o Agile.

A filosofia Agile reúne conceitos e práticas no dia a dia de trabalho, durante a execução do projeto, marcado por reuniões e outros eventos recorrentes, que dão a sensação de continuidade, onde ao realizá-las você traz uma comunicação mais efetiva, um envolvimento maior por parte do cliente, um envolvimento na definição, refinamento e estimativa por parte de todos os envolvidos do Dev Team provocando assim um maior comprometimento e consequentemente uma maior colaboração entre os membros do time e uma atuação forte da liderança facilitadora com responsabilidade do Scrum Master para criar um ambiente produtivo e funcional com foco em gerar um ambiente com indivíduos motivados.

A questão da comunicação é melhorada, através do diálogo rápido e cotidiano com objetivo de sintonizar todos os envolvidos.

Quanto à distância do cliente, simples, nós incorporamos ele no processo, ou seja, passa a fazer parte, priorizar, acompanhar, sugerir e fornecer feedback. Feedback é vida.

A ausência de colaboração, nós deixamos claro que é essencial, primordial e que promove resultados. Colaboração é a nova queridinha das empresas inteligentes.

E o grupo desmotivado? Primeiro, tentamos convertê-lo em time (com um objetivo comum), dizemos a meta (plantamos o desafio) e apoiamos para que alcancem os resultados. Neste contexto, o desafio pode ajudar a motivar pessoas, desde que a liderança contribua.

A motivação  é responsabilidade direta da liderança, vem em conhecer bem e cada vez melhor cada integrante do seu time, saber o que motiva cada membro do seu time, avaliar possibilidades para implementar algumas dessas melhoras para o time, mantendo o time blindado quando interferências e riscos de projeto!

Fornecer estas condições promove uma injeção de ânimo no time. Também nos preocupamos em disseminar a colaboração, cordialidade e respeito para todos.

A filosofia Agile tem sim esta característica de RESGATE. Ela lhe estende as mãos. Apenas faça o mesmo.

Agile é vida nova!

Artigo de Fernandes (Facilitador Agile da SPH) e Fabiano Milani (Agile Coach da Massimus C&T)