[av_textblock size=” font_color=” color=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” av_uid=’av-jyvo9si5′ custom_class=” admin_preview_bg=”]

Suas definições de liderança foram atualizadas!

Para problemas modernos, soluções ainda mais modernas. Conheça a nova forma de gestão que coloca o engajamento das pessoas no centro dos processos.

[/av_textblock]

[av_hr class=’default’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ av-desktop-hide=” av-medium-hide=” av-small-hide=” av-mini-hide=” av_uid=’av-2tk1nh’]

[av_textblock size=” font_color=” color=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” av_uid=’av-jyjb0klh’ custom_class=” admin_preview_bg=”]

Por Gisele Botelho

Todo mundo que utiliza ou utilizou o sistema operacional Windows certamente já tomou um susto com o alerta de atualização do antivírus, dizendo que “suas definições de segurança foram atualizadas”, famosa frase que virou meme nas redes sociais.

Apesar do incomodo da mensagem, ela era um sinal de que seu computador estava com o sistema de proteção atualizado, o que é ótimo. Ter a certeza de estar com o seu software alinhado com o presente, ao invés de preso no passado, traz segurança e otimiza nossas tarefas do dia a dia.

Diferente de um sistema operacional ou software de antivírus, os quais geralmente se atualizam sozinhos, empresas de todos os ramos precisam ser vigilantes e permanecer de olhos abertos para se manterem atualizadas e evitarem o “vírus” da estagnação.

Para problemas modernos, soluções ainda mais modernas

Para se ter uma ideia, especialista afirmam que nossa sociedade está em sua versão 4.0, na qual a facilidade no acesso à informação por meios digitais vem realizando uma verdadeira transformação na maneira como as pessoas consomem bens e serviços. E esta transformação não para, pois o um novo formato da sociedade vem aí (sociedade 5.0), e promete romper com todos os paradigmas que conhecemos mais uma vez.

Tal evolução acelerada da sociedade, deu origem a um novo modelo de mercado/indústria, a fim de satisfazer suas demandas da melhor maneira possível. Se um dia nossa indústria já foi pautada por produções em larga escala (indústria 1.0 e 2.0) e mais recentemente em processos de automação (indústria 3.0), agora as necessidades da sociedade requerem soluções cyber-físicas, internet das coisas e inteligência artificial, gerando assim uma indústria completamente nova: a Indústria 4.0.

E se para cada atualização da sociedade há uma versão de indústria, para cada uma delas também deve haver um modelo de gestão.
[/av_textblock]

[av_promobox button=’yes’ label=’FAZER DOWNLOAD’ link=’manually,https://conteudo.massimus.com/massimus-infografico-sociedade-vs-gestao’ link_target=’_blank’ color=’black’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’ size=’large’ label_display=” icon_select=’yes’ icon=’ue82d’ font=’entypo-fontello’ box_color=’custom’ box_custom_font=’#000000′ box_custom_bg=’#e0f1b5′ box_custom_border=’#92c653′ av_uid=’av-jyjarx7d’ custom_class=” admin_preview_bg=”]
Baixe o Infográfico completo sobre a “Evolução da Sociedade,
Indústria e Gestão”.
[/av_promobox]

[av_textblock size=” font_color=” color=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” av_uid=’av-jyjb12v8′ custom_class=” admin_preview_bg=”]

Do sistema feudal ao empoderamento do indivíduo

Apesar da era industrial ter iniciado no Século XVIII, apenas no Século XX é que começamos a ver modelos de gestão e frameworks surgirem, os quais chamamos de Management 1.0. Desenvolvido pelos engenheiros da época, o estilo de liderança de comando e controle, com planejamento top-down, estruturas rígidas de comando, controle e hierarquia foi bem-sucedido, ainda que semelhante ao feudalismo do Século V.

Quase 100 anos depois, surge o Management 2.0, reconhecendo que as pessoas são ativos valiosos, sugerindo a evolução das lideranças das companhias para sistemas mais horizontalizados, nos quais líderes servem aos liderados. Contudo, não é isso que vemos, e a rigidez na hierarquia e nos processos segue vigente. 

Os frameworks seguem funcionando bem para tarefas previsíveis e repetitivas, porém, neste momento, começa a nascer a necessidade de modelos criativos e inovadores na resolução de problemas, e tratar pessoas como máquinas deixa de fazer sentido.

É preciso atualizar a gestão

Eis que surge o Management 3.0 como resposta à Indústria 4.0. 

Neste novo método de gerenciamento as pessoas estão no centro de todo o processo, e os gestores atuam como líderes servidores, promovendo a melhoria contínua dos processos, gerando ambientes propícios à inovação e, consequentemente, motivando e engajando seus parceiros de trabalho.

Apesar de todo esse quadro evolutivo que você viu até aqui, tenho certeza que você conhece muitas empresas que seguem gerenciando suas equipes aos moldes do Management 1.0. Isso significa que, seus sistemas operacionais não estão prontos para o mercado atual, tampouco para a transformação digital que ainda iremos vivenciar.

Em qual versão sua gestão se encontra hoje em dia? Está pronto(a) para atualizar as suas definições de liderança e iniciar uma verdadeira transformação organizacional na sua companhia? Não deixe o vírus da estagnação te pegar.

Gisele Botelho - Massimus

GISELE BOTELHO
Trainer com licença da ©Happy Melly para ministrar os workshops oficiais de Management 3.0, Gisele Botelho tem mais de 16 anos de experiência em multinacionais de tecnologia, sendo os últimos 3 anos atuando como Agile Coach. É Bacharel em Ciência da Computação com MBA Executivo Internacional em Gestão Estratégica de TI pela FGV e Ohio University. Tem Certificações CAC – Certified Agile Coach®, Leader Coach (Academia Internacional de Coaching), CSM – Certified ScrumMaster®, PSM – Professional Scrum Master, PMP (PMI) e ITIL.

Contato:

E-mail: gisele.botelho@massimus.com
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/gibotelho/
[/av_textblock]

× Como posso te ajudar?