Gestão Ágil de Projetos

Quando se trata de funções ágeis de gerenciamento de projetos, a maioria dos processos ágeis – Scrum em particular – não inclui um gerente de projeto. As funções e responsabilidades do “gerente de projeto” ágil são compartilhadas entre outros no projeto, ou seja, a equipe, o Scrum Master e o proprietário do produto.

Saiba mais sobre Agil

Como os projetos ágeis são gerenciados?

Dentro do desenvolvimento ágil, o Scrum tem mais a dizer sobre exatamente o que é o gerenciamento ágil de projetos. Então, vamos usar o Scrum como nosso modelo para responder a essa pergunta. Em um projeto Scrum, existem três papéis: proprietário do produto, ScrumMaster e equipe.

O proprietário do produto é responsável pelos aspectos comerciais do projeto, incluindo garantir que o produto certo esteja sendo construído e na ordem certa. Um bom proprietário do produto pode equilibrar as prioridades conflitantes, está disponível para a equipe e tem o poder de tomar decisões sobre o produto.

O Scrum Master serve como o treinador da equipe, ajudando os membros da equipe a trabalharem juntos da maneira mais eficaz possível. Um bom Scrum Master vê o papel como o de fornecer um serviço à equipe, removendo impedimentos ao progresso, facilitando reuniões e discussões e realizando tarefas típicas de gerenciamento de projetos, como acompanhar o progresso e os problemas.

A própria equipe assume funções ágeis de gerenciamento de projetos ao determinar a melhor forma de atingir as metas do produto (conforme estabelecido pelo proprietário do produto). Os membros da equipe decidirão de forma colaborativa qual pessoa deve trabalhar em quais tarefas, quais práticas técnicas são necessárias para atingir as metas de qualidade estabelecidas e assim por diante. Então, o que é “ágil” nesse processo? O gerenciamento ágil de projetos divide a responsabilidade entre mais de um membro da equipe. No caso do Scrum, é o proprietário do produto do projeto, ScrumMaster e o resto da equipe.

 

Onde o Scrum Master se encaixa nas funções e responsabilidades do gerente de projeto ágil?

No gerenciamento ágil de projetos, o mundo pode ver o Scrum Master como uma versão do gerente de projetos do século 21. Mas, ao contrário de um gerente de projeto tradicional, o Scrum Master não é visto como a pessoa a quem se deve creditar (ou culpar) pelo sucesso (ou fracasso) do projeto.

A autoridade do Scrum Master se estende apenas ao processo. O Scrum Master é um especialista no processo e em usá-lo para fazer com que uma equipe tenha um desempenho de alto nível. Mas, um Scrum Master não tem muitas das responsabilidades tradicionais – escopo, custo, pessoal, gerenciamento de riscos – que um gerente de projeto tem.

 

Quem lida com as funções convencionais do gerente de projeto no desenvolvimento ágil?

Os gerentes de projeto tradicionais geralmente assumem uma grande responsabilidade. Eles são responsáveis ​​por gerenciar escopo, custo, qualidade, pessoal, comunicação, risco, aquisição e muito mais.

O gerenciamento ágil de projetos geralmente coloca o gerente de projetos tradicional em uma posição difícil. Ele ou ela é instruído, por exemplo, a tomar decisões de compensação de escopo/cronograma, sabendo que um gerente de produto ou cliente pode questionar essas decisões se o projeto for ruim.

Agile reconhece esta posição difícil e distribui as responsabilidades do gerente de projeto tradicional. O que é ágil nesse novo paradigma é que muitos desses deveres, como a atribuição de tarefas e as decisões do projeto do dia a dia, revertem para a equipe à qual pertencem por direito.

A responsabilidade pela compensação de escopo e cronograma é do proprietário do produto. A gestão da qualidade torna-se uma responsabilidade compartilhada entre a equipe, um proprietário do produto e o Scrum Master. Outras tarefas tradicionais também são distribuídas entre as funções ágeis de gerenciamento de projetos de uma equipe.

 

Os projetos ágeis escalam com o gerenciamento ágil de projetos?

Processos ágeis como o Scrum são definitivamente escaláveis. Embora o projeto ágil típico tenha entre cinco e 20 pessoas em uma a três equipes, a implementação ágil foi bem-sucedida em projetos com 200 a 500 – até 1.000 pessoas.

Como você pode esperar, projetos desse tamanho devem introduzir mais pontos de coordenação e gerenciamento de projeto ágil do que a implementação em pequena escala.

Para coordenar o trabalho de muitas equipes, projetos maiores às vezes incluem uma função chamada “gerente de projeto”. Embora envolver alguém no projeto com esse título ou histórico possa ser muito útil, precisamos ter cuidado com a bagagem associada ao título de gerente de projeto.

Mesmo em um projeto ágil muito grande, a equipe ainda fará grande parte do gerenciamento do projeto. Por exemplo, as equipes decidem como alocar tarefas, não um gerente de projeto; então a função de gerente de projeto se torna mais de um coordenador de projeto.

Os deveres incluiriam alocar e controlar o orçamento; comunicação com partes interessadas externas, contratados e outros; manutenção do censo de riscos com orientação dos times, Scrum Masters e product owners; e assim por diante. Esta é uma verdadeira função de gerenciamento de projetos ágil.

A Massimus respeita sua privacidade

Todas as informações pessoais relativas a Usuários que usem nossos serviços de cursos são tratadas em concordância com a LGPD- Lei Geral da Proteção de Dados. (Lei nº 13.709/2018). Veja nossa Política de privacidade.