Os métodos ágeis ganham cada vez mais proeminência e importância na administração de empresas. De forma simples, podemos dizer que o Agile é um mindset, um conjunto de princípios e valores que norteia a forma de se enxergar as organizações. São quatro os pilares que norteiam o Agile:

  •         Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
  •         Produto ou serviço  em funcionamento mais que documentação abrangente
  •         Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
  •         Responder a mudanças mais que seguir um plano.

A partir destes valores surgem princípios, que por sua vez são sistematizados e operacionalizados por meio de frameworks.

O objetivo, portanto, é remodelar processos para que o foco da administração da empresa seja muito mais na entrega de produtos e resultados do que nos procedimentos. A ideia é desburocratizar processos e dinamizar as relações entre as equipes.

Para atingir tais objetivos, como dissemos, diversos frameworks foram sendo foram sendo desenvolvidos e aplicados às organizações. Dentre estes frameworks, o Scrum talvez seja o de maior destaque.

Como nos explica Heitor Roriz Filho, fundador da Massimus e Certified Scrum Trainer – CST® pela Scrum Alliance, “os métodos ágeis, são atualmente o estopim da Nova Administração, estão pressionando empresas e profissionais a criarem novas formas de condução da empresa como um todo. Claro que alguns métodos se destacam mais que outros. O Scrum é o maior destaque, padrão de mercado internacional.”.

Aplicabilidade do Agile na administração de empresas

O Agile pode ser aplicado nas mais diversas organizações, independentemente de suas atividades finais.

É verdade que suas linhas mestras, registradas num manifesto publicado em fevereiro de 2001, são fruto da reunião de proeminentes figuras da indústria de softwares.

No entanto, se o desenho do Agile fora feito objetivando inicialmente mais eficiência na produção de softwares, hoje, os métodos ágeis extrapolam e muito este escopo inicial.

De acordo com Heitor Roriz Filho, essa aplicabilidade do Agile para outras áreas é um processo natural. Como ele nos diz, “os criadores do Manifesto Ágil não criaram um modelo ou metodologia específicos. Ao criarem um mindset, um zeitgeist, eles abstraíram um conjunto de ideias referentes à forma como pessoas criam produtos dentro de empresas. Obviamente encontramos referências à palavra “software” pois os criadores eram todos dessa indústria.”

Ele continua: “Como Agile é o estopim da Nova Administração, as empresas hoje devem ser muito gratas por estarem existindo neste momento, num mundo em profunda transformação. Uma empresa que se encontra na Realidade da Lei de Moore, onde mudanças ocorrem exponencialmente, tem a grande oportunidade de ser pioneira e estar na frente da competição. Isso porque quem experimentar novos conceitos primeiro, falhar, aprender, ajustar e iterar em cima disso, colherá os frutos de uma governança fluida primeiro. Isso proporciona sustentabilidade a longo prazo para qualquer empresa.

Beyond Agile Project Management

A administração de empresas precisa evoluir em suas práticas. E para isso, apenas vontade não basta. Manter-se atualizado das práticas no estado da arte da gestão, voltadas para a entrega e não para a burocracia dos processos, é um pré-requisito indispensável para a sobrevivência de qualquer organização.

Para Roriz Filho, no entanto, “pouquíssimas são as empresas que compreendem o Agile em sua essência”.

Desta maneira, ciente da importância deste mindset para a sustentabilidade das organizações, é que a Massimus foi fundada.  

“Fiquei impressionado com a desburocratização que as práticas do Scrum ensinam à empresa e isso garante que o que você se propõe a fazer, será entregue. Porém, sempre soube que para isso acontecer de verdade, algo na empresa tinha que mudar fundamentalmente. Então fundei a Massimus em junho de 2007 com o slogan “Beyond Agile Project Management”. Quase 12 anos depois o slogan continua o mesmo! O mercado finalmente está percebendo a necessidade de uma governança fluida. Temos que continuamente melhorar, deixar a empresa hoje melhor que ontem, e a Massimus é uma parceira nesse processo”, completa Heitor.

Cursos e certificações reconhecidos internacionalmente

Hoje, a Massimus é uma das poucas empresas brasileiras autorizadas pela Scrum Alliance a emitir certificações em seu nome. Isso resulta em cursos desenvolvidos dentro dos mais elevados padrões internacionais de qualidade, ministrados exclusivamente por um corpo de instrutores altamente gabaritados.

O sócio fundador da Massimus explica melhor como se dá essa parceria: “A Scrum Alliance é uma organização sem fins lucrativos. O seu único intuito é mudar o mundo do trabalho (change the world of work). A Massimus compartilha do mesmo propósito. Para isso, a Scrum Alliance formou um corpo de instrutores de altíssima qualidade e padrões de treinamento muito altos e bem estruturados. Não basta “montar um treinamento”, tem que medir o aprendizado utilizando objetivos de aprendizados bem claros. Os cursos criados pela Massimus, como a formação em Agile Coaching (CAC®), seguem os mesmos padrões e em alguns casos vamos além.

Desde sua fundação a Massimus vem se consolidando como referência em certificações não apenas no Brasil, mas também ao redor do mundo. Alemanha, Bélgica, Bolívia, Bulgária, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, Hungria, Índia, Inglaterra, Irlanda, Luxemburgo, Peru, Polônia, Portugal, Suécia, Suíça e Venezuela são países já contemplados com cursos e treinamentos ministrados pela Massimus.

Tal experiência e expertise amplamente reconhecidos garantem à Massimus um lugar privilegiado no mercado de treinamento e certificação, diferenciando-a das demais empresas existentes no mercado.

Nós vivemos e respiramos aquilo que ensinamos: valores e práticas mais humanas. Os valores da empresa são literalmente os valores do Scrum. Toda a gestão usa Scrum. Isso nos permite ter o melhor e mais preparado time de profissionais produzindo, gerindo e entregando produtos e serviços de altíssima qualidade. Nesse aspecto, não temos competição”, diz Heitor.

Agile para a administração de sua empresa

A Massimus oferece uma gama completa de cursos presenciais e on-line para que as organizações e profissionais mantenham-se atualizados e preparados para enfrentar os desafios do século XXI.

Além dos cursos, a Massimus também oferece consultoria para empresas que precisam dinamizar seus processos e efetivar a Transformação Organizacional, etapa tão necessária à gestão eficiente e à eliminação da burocracia.

Entre em contato com a Massimus e posicione a sua organização Beyond Agile Project Management!