Empresas e pessoas sintonizadas com as demandas do século XXI sabem da importância que a gestão com foco na inovação e na transformação desempenha no crescimento saudável das organizações.

Nesse cenário, a adoção de uma filosofia organizacional que dê conta dos desafios de um ambiente altamente especializado e competitivo torna-se indispensável.

E é nesse contexto desafiador que surgem os Métodos Ágeis (ou Agile), um conjunto de princípios balizados por frameworks e metodologias voltado à transformação organizacional e à geração de resultados.

O que é Agile?

O Agile é um Mindset, uma espécie de filosofia organizacional que é fruto de uma reunião realizada entre grandes lideranças empresariais do ramo de desenvolvimento de softwares, ocorrida no ano de 2001.

Desta reunião, que buscou refletir sobre as práticas organizacionais capazes de gerar maior agilidade e eficiência produtiva, foi elaborado um documento, que recebeu o nome de Manifesto Ágil

São quatro os valores fundamentais do Agile descritos no Manifesto:

  •         Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
  •         Software em funcionamento mais que documentação abrangente
  •         Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
  •         Responder a mudanças mais que seguir um plano.

A partir destes valores, arvoram-se também doze princípios que, quando implementados de forma correta, trazem inovação, agilidade, eficiência e dinamicidade para as equipes, que passam a trabalhar de forma sinérgica e direcionadas para entrega de resultados e para a transformação da organização.

Frameworks e metodologias desenvolvidas a partir de Agile

Como o Agile é uma reunião de princípios, de fundamentos, de balizadas mentais abstratas reunidas e condensadas em um manifesto, a partir dele derivam uma série de frameworks, de métodos e metodologias pensados para criar rotinas produtivas coerentes com esses preceitos.

Dentre os frameworks derivados de Agile podemos citar o Scrum, o Kanban, FDD (Feature-Driven Development), XP (Extreme Programming)e tantos outros, cada um com suas especificidades e particularidades próprias, pensados para cumprirem missões específicas.

Em textos futuros abordaremos melhor alguns destes frameworks, trazendo os detalhes e particularidades de cada um deles.

Agile para além do desenvolvimento de softwares

Como trouxemos, Agile é um um Mindset inicialmente desenvolvido para trazer maior fluência e agilidade na criação e desenvolvimento de softwares.

No entanto, ao observar o tremendo sucesso que a implementação dos Métodos Ágeis traz ao desenvolvimento de softwares, outras áreas e departamentos das organizações, e até mesmo empresas com atividades produtivas bastante diferentes da programação computacional, também passaram a adotar a filosofia Agile em suas operações, obtendo da mesma forma excelentes resultados.

Os Métodos Ágeis podem, portanto, ser adotados e aplicados por qualquer área ou departamento que almeje a transformação organizacional, independentemente de sua relação ou não com a produção de programas de computadores, a exemplo de departamentos de Recursos Humanos, departamentos Financeiros, de Marketing e tantos outros.

A melhor e mais completa formação em Métodos Ágeis do Brasil

Apesar de os fundamentos do Agile serem dotados de uma aparente simplicidade, maneja-los com maestria é para poucos. Muitos afirmam praticar Agile em suas organizações, mas poucos de fato o aplicam da forma correta.

E é neste ínterim, nesta busca por garantir que os Métodos Ágeis sejam de fato implementados da forma correta, gerando os resultados tão almejados e demandados pelas organizações, que a Massimus desenvolveu toda a sua operação.

Pioneira em certificações Scrum no Brasil, a Massimus é uma empresa global que além de operar em território nacional desde 2007, também atua em outros países da América Latina, Europa, Estados Unidos e Índia.

Filiada à Scrum Alliance, a  mais importante certificadora global em Scrum, a Massimus orgulha-se em fomentar a transformação organizacional por meio dos cursos e certificações que promove.

Através de seus diversos cursos, a Massimus oferece um leque sem igual de competências indispensáveis às empresas e a seus colaboradores, uma formação atualizada no Estado da Arte da gestão de processos, projetos e pessoas.

Certified Agile Coach – CAC® e o crescimento pessoal e organizacional

Contando com os melhores e mais renomados profissionais do cenário Agile no Brasil, a Massimus é uma das poucas certificadoras que pode se orgulhar de oferecer a mais completa formação em Métodos Ágeis do mercado.

E o fruto dessa cuidadosa e criteriosa seleção do melhor corpo docente em Agile do país é o CAC – Certified Agile Coach.

Formado na confluência da gestão de projetos, das ferramentas de coaching e de liderança, o CAC é mais do que uma certificação, mas uma formação completa e que traz o que há de mais avançado e atual no mercado.

Como nos explica Heitor Roriz Filho, sócio fundador da Massimus e um dos mais renomados especialistas globais em Métodos Ágeis, “ela é a melhor formação do mercado brasileiro. Ela é uma formação completa, ou seja, ela não é um treinamento, não é um curso. O CAC é mais comparável às formações dos pioneiros de coaching no Brasil, como as oferecidas pela Sociedade Brasileira de Coaching, pela Academia de Coaching Internacional ou pelo Instituto Brasileiro de Coaching.”

Ainda segundo Heitor, “a nossa ideia é pegar ferramentas de coaching e de liderança e colocar a nossa pitada de Agile. Nós estamos juntando o mundo da gestão de projetos, juntando o mundo do coaching e juntando o mundo de liderança, e estamos trazendo essa certificação, essa formação completa.”

Critérios para participar do CAC

Como o Certified Agile Coach – CAC é uma formação robusta, que desenvolve e aprimora habilidades de profissionais que já atuam com a gestão de projetos e pessoas, há uma pré-seleção dos candidatos, que consiste em uma entrevista a ser realizada pelo corpo docente da Massimus.

Nessa entrevista é verificada a compatibilidade entre os objetivos e o perfil da organização/profissional que busca a certificação e a Massimus.

Além do mais, para candidatar-se à certificação CAC, solicita-se dos candidatos uma experiência mínima de 2 anos na área de projetos, de melhorias ou de outras demandas organizacionais.

São candidatos ideais ao CAC – Certified Agile Coach os profissionais Scrum Masters, Product Owners, Agile Coaches sem formação, Gerentes de Projeto, Programa e Portfólio, Desenvolvedores de Softwares, QA, Analistas de Sistemas, Analistas de Negócio, Gerentes Funcionais, Diretores, Executivos da Alta Gestão e outros cargos afins.

Entre em contato com a Massimus para conhecer mais a fundo essa formação que é única no mercado brasileiro, que busca não apenas a transformação das organizações, mas principalmente que acredita que nas pessoas como agentes transformadores por excelência.

× Como posso te ajudar?