Nos nossos posts mais recentes, detalhamos como os métodos ágeis revolucionaram o desenvolvimento de softwares e outras áreas. Trata-se de uma perspectiva dinâmica e flexível, que promete entregar produtos, processos e serviços com maior competência e agilidade. Mas, como veremos a seguir, de nada adianta transformar a rotina de todos os seus colaboradores se você, gestor, ainda mantém seu modelo de gerenciamento no século 20. O Management 3.0 é uma perspectiva que promete revolucionar sua forma de gestão.

Em muitas corporações, os modelos verticalizados ainda estão onipresentes. Estruturas rígidas de autoridade deixam claro quem manda e quem obedece, sem qualquer permeabilidade para troca de conhecimentos e habilidades. O time é cobrado constantemente para inovar, mas a equipe gestora ainda está presa a métodos anacrônicos de cobrança de metas – e pior: se mantém desatualizada com relação às novas perspectivas de mercado.

O Management 3.0 sai da teoria e busca apresentar formas práticas de implementar o Agile também na equipe diretiva e na gestão de projetos, de modo que a estrutura organizacional se mantenha coerente: direção e equipe falam a mesma língua, e dialogam de acordo com os mesmos procedimentos.

A capacitação é voltada para profissionais que exercem algum tipo de liderança, com ou sem ligação com os métodos ágeis: gerentes, coordenadores, CEOs, Scrum Masters, Product Owners,  e outros interessados em revolucionar a rotina de trabalho da empresa. Vamos conhecer os principais assuntos que serão abordados?

Agile Management

Processos criativos pedem gestão criativa. Aqui, aprenderemos como encontrar soluções inovadoras para os mesmos problemas, assim como envolver o time em situações inusitadas para resolver impasses. Por meio de metodologias ativas, com gameficação de conteúdo, a capacitação forma gestores e players integrados ao desenvolvimento de produtos do século 21.

Pensamento complexo

Neste tópico, vemos como os desafios e problemas são estruturados em sua integridade, e não apenas em partes. Ao conseguir enxergar o todo, o profissional propõe saídas que fogem do pensamento linear limitado.

Motivação

O trabalho não deve ser algo pesaroso, nem para você e nem para seus colaboradores. A motivação precisa estar presente em todas as etapas, não como um objetivo distante, mas como uma realidade. Ambientes de trabalho agradáveis, respeito, integração, valorização de competências são alguns dos atributos identificados neste módulo.

Auto-organização

Não é tão simples elaborar as rotinas de atividades e nem a distribuição de tarefas. Para isso, existem aplicativos e sistemas de organização de informações que podem ajudam, mas nada substitui a self-organization. 

Goal Setting

O que estamos fazendo aqui? Essa é a pergunta básica dos times, e você precisa estar preparado para respondê-la, sempre. Não há nada mais desmotivador que trabalhar sem propósito, e neste módulo o gestor aprende a deixar claros os objetivos de cada sprint, assim como contornar os erros e problemas que aparecem naturalmente durante o processo.

Competence development

Você deve ter um ou mais colaboradores que têm um enorme potencial para o trabalho, mas que por alguma razão pessoal ou profissional estão subutilizados. Neste tópico, identificaremos as melhores formas de aprimorar as competências do time, de modo que cada pessoa dê o melhor de si em todos os processos.

Estrutura organizacional

Times resilientes e capazes de entender o processo global das tarefas. Essa é a meta deste módulo, no qual também ficará mais claro o foco do trabalho com planejamento de ciclos menores e das rotinas diárias de reuniões de trabalho.

Foco nas mudanças

Um dos principais atributos do Management 3.0 é o entendimento de que nenhuma estrutura dura para sempre. Pelo contrário, as mudanças são sempre bem-vindas, contanto que previstas e planejadas. No Change Management, líderes estão em constante transformação para inspirar os colaboradores a transformar seus processos também.

Que tal conhecer mais a formação Management 3.0 da Massimus, uma das mais completas ofertadas no país, justamente por se adaptar ao estágio atual em que sua empresa se encontra? Conheça o conteúdo programático aqui.

× Como posso te ajudar?