fbpx

Se você procurou e se interessou por esse post, na certa já ouviu falar de Agile ou Scrum – dois dos principais conceitos por meio dos quais softwares e outros produtos vêm sendo desenvolvidos mundo afora.  A boa notícia é de que, de fato, este post é para você: separamos um guia de perguntas e respostas sobre o Certified Scrum Developer, e como obter esta certificação crucial para sua vida profissional como desenvolvedor de software.

O que é o Certified Scrum Developer (CSD®)?

Trata-se de um treinamento oferecido pela Massimus, que tem mais de doze anos de expertise na formação de profissionais do mercado de TI e Administração. Esta certificação é pioneira no mercado brasileiro, é reconhecida internacionalmente (certificado internacional da Scrum Alliance) e obtém 100% de satisfação entre os alunos e seus clientes. Instrutores pioneiros em Agile no país dão sustentação a este treinamento completo.

Para quem é voltado?

Desenvolvedores e testadores de softwares, com foco na plataforma Java, e líderes de desenvolvimento que usam Kanban, Agile (Scrum) para desenvolvimento de produtos e soluções.

Quais os pré-requisitos?

Experiência anterior em qualquer linguagem moderna de programação (C#, Java, JavaScript) e seu laptop: vamos precisar instalar uma imagem ou, dependendo da sua configuração, apenas algumas ferramentas de software. Com isso, você terá acesso ao nosso ambiente de desenvolvimento. Ajuda se você já tem a certificação CSM® ou CSPO®. Quem não possui, precisa fazer um treinamento nosso de 16 horas-aula, não precisa necessariamente ser CSM® ou CSPO®. Clique aqui e veja algum curso adicional de 16 horas-aula para que você possa se certificar CSD®! Isso porque para se certificar CSD®, o aluno precisa de 5 dias cheios de treinamento intenso!

Quais os resultados esperados?

Os profissionais com esta certificação aprendem seu papel dentro de uma equipe Agile/Scrum, entendem claramente o que são, como quebrar e como pontuar as histórias de usuário, definem os testes de integração, homologação, e realizam a análise dos requisitos de trabalho. Durante o curso, os participantes são guiados a escrever código de alta qualidade, a trabalhar com colaboração e eficiência, criando componentes de softwares independentes e sustentáveis, entre habilidades de configuração de ferramentas de IC e DC.

Como o treinamento é dividido?

Ao todo, o treinamento é compartimentalizado em oito módulos. O módulo 1 (definição do Scrum) traz um panorama a respeito deste método ágil, ideal tanto para iniciantes quanto para profissionais experientes. No módulo 2 (Scrum Framework), ficam mais claros os estágios de trabalho dentro deste método: reuniões, artefatos e o papel de cada um. Estes são módulos de nivelamento, porém com foco no que se espera de um dev team member! Cuidado ao pensar que você já sabe o que vamos abordar.

Já no módulo 3 (práticas de XP – Extreme Programming), estimativas com patterns e métricas ágeis são apresentadas por meio de atividades práticas. O módulo 4 (Agile Testing) é voltado para a automação dos testes desenvolvidos.

Clean code, integração contínua, deploy contínuo (DC), blackbox testing e ferramentas de qualidade estão no módulo 5 (qualidade de código). No módulo 6 (ferramentas atuais de desenvolvimento Agile), tudo sobre Arquillian, Jenkins, Git, Cucumber, JPA e Mockito. Já em outro estágio da capacitação, Workflows, UI, Pareto e outras ferramentas de fluxo de trabalho estão no módulo 7. Por fim, três cases reais são apresentados no oitavo e último módulo.

É preciso fazer um teste?

Não. Após os três dias de curso, com todos os requisitos preenchidos, você será registrado no site da Scrum Alliance e receberá sua certificação.

Por onde começo?

Que tal visitar a nossa página do curso? Aqui no site da Massimus, dá para buscar essas e outras informações para quem está começando ou já tem experiência nos métodos ágeis. Dá ainda para ficar atento a outras formações continuadas de curta duração, ministradas pelos melhores profissionais da área.

× Como posso te ajudar?