Com perfil sóbrio, transparente e solícito, o Scrum Master é um dos líderes-chave durante o desenvolvimento de softwares ou de outros produtos que adotam o Agile. Muito mais do que alguém que dá ordens, esse personagem é responsável por organizar a equipe durante os Sprints e ajudar o time a encontrar soluções para os obstáculos que inevitavelmente aparecem.

Antes de seguir, vamos rever alguns conceitos essenciais para esse método?

O Scrum

É um dos métodos ágeis mais adotados no desenvolvimento de softwares, baseado em Sprints (etapas) independentes, caracterizados por alta flexibilidade e participação do cliente. Ao final, o produto é entregue mais rapidamente e com maior aderência às pretensões do contratante.

Os Sprints

São caracterizados por reuniões periódicas, nas quais o time revela o que está dando certo e o que precisa ser alterado. Tudo é muito rápido, e o Papel do Scrum Master se mostra indispensável nesta hora.

De um lado, temos o product owner, focado em construir o produto da forma como foi solicitado. De outro, temos os desenvolvedores, que detêm a expertise da programação, mas nem sempre dominam a arte do diálogo e da conciliação de interesses.

O Scrum Master

Atuará como um coach para ajudar a equipe a se livrar de interferências indesejadas no processo, bem como para reunir as habilidades de cada membro do time e designar novas funções assim que os problemas acontecem.

Este profissional rompe totalmente o conceito clássico de líder – figura centralizadora e autoritária. Pelo contrário, o Scrum Master se mostra um líder servidor, que oferece ajuda para resolver os impasses, em vez de apenas cobrar resultados. Dotado de alto poder de percepção, paciência e equilíbrio, esta figura acaba agregando para si uma autoridade espontânea e respeitosa, adquirida pelo tato e pela competência.

Apesar desse perfil agregador, o líder servidor também deve ter discernimento para perceber quando o grupo não está conseguindo remover os impedimentos, e fazê-lo por conta própria.

Ficha técnica

Algumas características são desejáveis a todo Scrum Master: amplo conhecimento, não necessariamente da técnica (como fazer), mas dos objetivos (o que fazer) e do processo (quais caminhos percorrer); espírito de colaboração, a fim de estimular a troca de conhecimentos e contornar egos; transparência, sem a qual os Sprints não funcionam por pura falta de noção dos estágios; senso de proteção e responsabilidade, com intuito de manter a equipe agregada.

De um modo geral, a rotina do Scrum Master se divide entre as atividades do Scrum, no início de cada Sprint, o coaching do time, o auxílio às demais peças (product owner, por exemplo), à comunicação e à remoção de impedimentos. O tempo despendido com cada estágio varia conforme o dia do sprint.

Tantas habilidades não são adquiridas de uma hora para outra – é necessário muito treinamento e capacitação. Se interessou pela tema? A Massimus oferece treinamento específico para que você torne um Certified Scrum Master – além de disponibilizar e-books e outros materiais para ampliar seu entendimento a respeito do tema. Solicite um atendimento em nossos canais!

 

× Como posso te ajudar?