fbpx

12Se você já implementou Scrum em sua organização já teve percebido suas principais funcionalidades: trata-se de um framework durante o qual seu time trabalha problemas complexos e entrega produtos, processos e serviços de maneira ágil, criativa e produtiva, com o maior valor agregado possível. Tudo vai indo muito bem até você precisar conciliar os resultados de mais de um Time Scrum. 

É nessa hora que você precisa dar mais um passo em sua formação profissional. Por isso, nesse post, falaremos um pouco mais sobre o Scrum Escalável e o treinamento pioneiro Certified Scrum@Scale Practitioner®, da Massimus.

Vários times, várias tarefas

Como o nome sugere, essa certificação é necessária para quem pretende implementar Agile em larga escala. Esta necessidade é bastante comum em empresas maiores ou que possuem uma carta muito extensa de serviços, como produção de software, hardware, sistemas integrados, entre outras áreas.

De acordo com o Guia S@S, Scrum@Scale é:

  • Leve – O mínimo de burocracia possível;
  • Fácil de entender – Consiste somente de Times Scrum;
  • Difícil de dominar – É necessário avançar um passo e implementar um novo modelo organizacional;

Por meio da certificação Scrum@Scale, é possível customizar a rotina de distribuição de tarefas, escalar os Daily Scrums e apresentar de resultados intermediários e definitivos – uma espécie de governança Scrum, que permite a replicação de tudo que você vinha desenvolvendo com apenas um time para vários grupos de trabalho.

Para quem é voltado?

Se você já trabalha com Agile dentro de sua corporação e precisa ampliar o ritmo de trabalho para dar conta de novos trabalhos, o Scrum Escalável é para você. Geralmente os participantes estão buscando uma nova governança departamental ou ainda organizacional. Se sua empresa precisa estabelecer novas rotinas de entrega de projetos e procedimentos, esta certificação também vai te ajudar muito. 

Isso porque o Scrum@Scale trabalha com conjuntos de frameworks, cuja intersecção é composta por métricas de apresentação de resultados, feedback e transparência. Ou seja, nada impede que os times, em determinados momentos, se reúnam para trocar experiências e expertises.

Certifique-se!

Criada pelo criador do Scrum, a Certified Scrum@Scale Practitioner® é uma certificação internacional e pioneira no Brasil, ministrada há pouco tempo em língua portuguesa. 

Para obtê-la, é requisitado que o interessado leia o guia Scrum@Scale, que já disponibilizamos lá em cima, e desejável que tenha obtido a certificação Scrum Master – ou uma experiência real na liderança de times Scrum. Ah, e o treinamento não é voltado apenas para desenvolvedores de software! A maioria dos participantes são gestores.

É necessário realizar um teste online, composto por por 30 questões, com necessidade de 75% de acertos. 

Ficou interessado? Então veja mais informações e um depoimento de um de nossos consultores no site da Massimus.

× Como posso te ajudar?