Planning Poker

O Planning Poker® é uma técnica de estimativa baseada em consenso. Equipes ágeis em todo o mundo usam o Planning Poker para estimar suas pendências de produtos. O Planning Poker pode ser usado com pontos de história, dias ideais ou qualquer outra unidade de estimativa.

Saiba mais sobre Agil

O que é o Planning Poker?

O Planning Poker é uma técnica ágil de estimativa e planejamento baseada em consenso. Para iniciar uma sessão de planejamento de pôquer, o proprietário do produto ou cliente lê uma história de usuário ágil ou descreve um recurso para os avaliadores.

Cada estimador está segurando um baralho de cartas do Planning Poker com valores como 0, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 20, 40 e 100, que é a sequência que recomendamos. Os valores representam o número de pontos de história, dias ideais ou outras unidades nas quais a equipe estima. Os avaliadores discutem o recurso, fazendo perguntas ao proprietário do produto conforme necessário. Os avaliadores discutem o recurso, fazendo perguntas ao proprietário do produto conforme necessário.

Quando o recurso foi totalmente discutido, cada estimador seleciona em particular um cartão para representar sua estimativa. Todas as cartas são então reveladas ao mesmo tempo.

Se todos os estimadores selecionarem o mesmo valor, isso se tornará a estimativa. Se não, os estimadores discutem suas estimativas. Os estimadores altos e baixos devem compartilhar especialmente suas razões. Após uma discussão mais aprofundada, cada estimador seleciona novamente um cartão de estimativa e todos os cartões são novamente revelados ao mesmo tempo.

O processo de planejamento do pôquer é repetido até que o consenso seja alcançado ou até que os estimadores decidam que a estimativa ágil e o planejamento de um item específico precisam ser adiados até que informações adicionais possam ser adquiridas.

 

Quando devemos nos engajar no Planning Poker?

A maioria das equipes realizará uma sessão do Planning Poker logo após a criação de um backlog inicial do produto. Esta sessão (que pode durar vários dias) é usada para criar estimativas iniciais úteis para definir o escopo ou dimensionar o projeto.

Como os itens do backlog do produto (geralmente na forma de histórias de usuários) continuarão a ser adicionados ao longo do projeto, a maioria das equipes achará útil conduzir sessões subseqüentes de estimativa ágil e planejamento uma vez por iteração. Normalmente, isso é feito alguns dias antes do final da iteração e imediatamente após uma reunião diária, já que toda a equipe está reunida naquele momento.

 

Como funciona o planejamento de pôquer com uma equipe distribuída?

Um proprietário de produto, ScrumMaster ou treinador ágil pode fazer login em nossa ferramenta e pré-carregar um conjunto de itens a serem estimados. Uma URL privada pode então ser compartilhada com avaliadores que fazem login e participam de uma chamada em conferência ou sessão do Skype. A estimativa e o planejamento ágeis prosseguem como fariam pessoalmente.

 

O Planning Poker funciona?

Absolutamente. As equipes que fazem estimativas com o Planning Poker relatam consistentemente que chegam a estimativas mais precisas do que com qualquer técnica que usaram antes.

Uma das razões pelas quais o Planning Poker leva a melhores estimativas é porque reúne várias opiniões de especialistas. Como esses especialistas formam uma equipe multifuncional de todas as disciplinas em um projeto de software, eles são mais adequados para a tarefa de estimativa do que qualquer outra pessoa.

Depois de concluir uma revisão completa da literatura sobre estimativa de software, Magne Jørgensen, Ph.D., do Simula Research Lab concluiu que “as pessoas mais competentes em resolver a tarefa devem estimá-la”.

Em segundo lugar, ocorre um diálogo animado durante o planejamento do pôquer, e os avaliadores são chamados por seus pares para justificar suas estimativas. Os pesquisadores descobriram que isso melhora a precisão das estimativas, especialmente em itens com muita incerteza, como encontramos na maioria dos projetos de software.

Além disso, ser solicitado a justificar as estimativas também resultou em estimativas que compensam melhor as informações ausentes. Isso é importante em um projeto ágil porque as histórias de usuários que estão sendo estimadas costumam ser intencionalmente vagas.

Além disso, estudos mostraram que calcular a média de estimativas individuais durante estimativas e planejamentos ágeis leva a melhores resultados, assim como discussões em grupo sobre estimativas.

A Massimus respeita sua privacidade

Todas as informações pessoais relativas a Usuários que usem nossos serviços de cursos são tratadas em concordância com a LGPD- Lei Geral da Proteção de Dados. (Lei nº 13.709/2018). Veja nossa Política de privacidade.