Recentemente me perguntaram qual eu considerava o evento mais importante do framework Scrum e eu sem titubear respondi: Sprint Retrospective.
Segundo o Scrum Guide:
“A Retrospectiva da Sprint é uma oportunidade para o Time Scrum inspecionar a si próprio e criar um plano para melhorias a serem aplicadas na próxima Sprint.“
Ainda segundo o Scrum Guide, o propósito de uma Retrospectiva da Sprint é:
- Inspecionar como a última Sprint foi em relação às pessoas, aos relacionamentos, aos processos e às ferramentas;
- Identificar e ordenar os principais itens que foram bem e as potenciais melhorias; e,
- Criar um plano para implementar melhorias no modo que o Time Scrum faz seu trabalho;
A Retrospectiva da Sprint é um momento especial para o time, pois é um ambiente seguro para compartilhamento de ideias e que possibilita mudanças positivas para o projeto, equipe e organização, onde todo o time poderá compartilhar as vitórias, oportunidades de melhorias e terem suas opiniões ouvidas.
Nesse evento, o Scrum Master (um Agile Coach também, em casos específicos) deve apenas ser um facilitador, trazer sempre novas dinâmicas (para evitar monotonia e conseguir mais engajamento), mas deixar o próprio time identificar quais são as situações que contribuíram ou para o não atingimento da meta da Sprint ou até possibilidades de melhoria do fluxo para um aumento na tração e velocidade, além de destacar o que foi bom e que se deve continuar fazendo.
Já pude presenciar em algumas organizações e equipes que esse evento é deixado de lado, o que na minha opinião é péssimo. Se queremos fazer SCRUM do jeito certo temos que fazer exatamente o que prega a Formação 3-5-3 Scrum. Três papéis, Cinco eventos e 3 artefatos.
É responsabilidade do Scrum Master incentivar o time a seguir o processo e fazer com que entendam que num fluxo de Melhoria Contínua (PDCA= Plan, Do, Check and Act) precisamos sempre estar medindo e melhorando o processo (Kaizen, do japonês, “melhoria” ou “mudança para melhor”) a fim de obter melhores resultados.
Um site muito bom, que costumo sempre visitar e que traz diversas ideias para Retrospectivas é o Fun Retrospectives (http://www.funretrospectives.com/).
Concluindo
Acredito que para conseguirmos fazer uma boa Retrospectiva de Sprint devemos manter o seu formato bem simples, que ela seja objetiva (dentro do timebox), todos do time estejam bastante focados, engajados, que no final sejam discutidos o ponto de maior “dor” e seja traçado um plano de ação para resolver ou mitigar esse problema em futuras Sprints.
Vamos discutir o tema com a comunidade, compartilhe, comente sua experiência, dê like no artigo para ele ganhar relevância, vamos falar sério sobre o tema.
E ai, seu time está fazendo Sprint Retrospective? E pra você qual o evento mais importante?
Ricardo Bruno Alves da Silva
CAC (Certified Agile Coach) l CSM l CSPO l CLF l MBA l Leader Coach | S@S Practitioner
São Paulo, São Paulo, Brasil
Profissional com carreira desenvolvida na área de tecnologia da informação com mais de 20 anos de experiência;
Implantação de Projetos de T.I em empresas de médio e grande porte, sendo indústria, varejo e serviços com ênfase em frameworks ágeis (Scrum, Kanban e Lean Inception), interações com as áreas internas do negócio e fornecedores;
Liderança e Coach de times multidisciplinares;
Atuação em eliminação de desperdícios (LEAN), melhoria continua, inovação e transformação digital/organizacional;
Experiência em implantação de projetos SAP para indústria e varejo com ênfase em WM, MM e SD.
Atuação nas melhorias dos processos de integração de cupons e notas fiscais de sistemas de PDVs para o SAP;
Experiente em especificação de requisitos, acompanhamentos/key-users/ homologação dos sistemas em conjunto com os usuários;
Administração de fila de chamados;
Definição SLA e criação e implementação indicadores de desempenho gerenciais da área de T.I;
Desenvolvimento aplicações e integrações utilizando tecnologias como C#.NET, Java/JSF, HTML 5, CSS3, Angular e utilização de banco de dados SQL Server.
Conhecimentos técnicos em: Ferramentas (MS Project, Visual Studio, Eclipse, Bizagi, TFS e JIRA);
Linguagens de Programação (Java, C#.NET, PHP, AngularJS, NodeJS, Ruby on Rails e Python) e Banco de dados (Sql Server, Oracle, Mysql, MongoDB e PostgreSQL ).
Formação em Ciências da Computação, com especialização em Gestão de Projetos e MBA em Gestão Estratégica de Negócios;
CONTATOS:
Tel: (11) 97016-6792
E-mail: rbasilva@gmail.com
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/ricardo-bruno-alves-silva?trk=author_mini-profile_title
Últimos posts por Massimus (exibir todos)
- Scrum Guide: o manual que todo mundo deveria ler - 21/08/2019
- S.O.S.! Hey RH, a área de TI precisa de sua ajuda na transformação. - 18/06/2019
- Afinal, qual o evento mais importante no Scrum ? - 18/06/2019