Se você é Gerente de Projetos, com certeza já presenciou ou até esteja vivenciando a tal “febre ágil” que vem assolando o universo corporativo. Seja por exigência da sua empresa ou por desejar uma nova oportunidade, todos cobram que você tire certificação para Métodos Ágeis.

Então você pesquisa na internet e encontra centenas de cursos voltados para o tema, mas se pergunta: “qual o melhor? Qual o mercado reconhece mais?” CSM, PSM, KMP, SFC, ASF, XPTO, qualquer que seja a certificação, assim que escolher vai analisar a opinião de especialistas da Internet e se deparará com defesas “apaixonadas” de representantes comerciais e blogueiros.

Caso esteja perdido e não saiba como começar, agora você vai conhecer as principais certificações e cursos para você se tornar um gerente de projeto mais capacitado em seu papel. Continue acompanhando e boa leitura!

CSM®

A certificação CSM® (Certified Scrum Master) é voltada para quem lidera os times de desenvolvimento. Se você conhece muito bem o Scrum, essa certificação é ideal, pois espera-se que atue como um coach para orientar a equipe a desenvolver uma abordagem própria.

Vale lembrar que o Scrum Master não é um chefe, mas um facilitador. Desse modo, essa é uma certificação que diz respeito ao domínio pleno dos métodos ágeis focado nesse papel específico, abordando soft skills, os aspectos de excelência do time Scrum e a necessidade de uma implantação adequada do Scrum na organização.

A-CSM®

Esse é um dos principais treinamentos no Brasil que têm o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e habilidades no que diz respeito ao Scrum. No entanto, para garantir essa certificação é importante já possuir o Certified Scrum Master® (CSM®), em que aprendeu o método Scrum e sua aplicação. Agora, você pode aperfeiçoar os seus conhecimentos e se tornar destaque no mercado de trabalho com o A-CSM®.

LSM

O Licensed Scrum Master é um curso que apresenta os conceitos básicos do Scrum, sua origem e como criar equipes por meio de uma lista de requisitos, com o propósito de valorizar os produtos da empresa. O curso oferece uma nova percepção com relação às atuais organizações e cria um novo mindset a partir de métodos ágeis. Desse modo, você ganha habilidades suficientes para implementar esse framework no seu local de trabalho exercendo o papel de Scrum Master.

Scrum & PMBOK

Com esse curso, você pode aprende a utilizar métodos ágeis em um contexto de gestão de projetos, equilibrando a flexibilidade do Scrum com áreas de conhecimentos de escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos, contratos e stakeholders. Ao longo do treinamento, você vai estudar a comparação entre o modelo tradicional e o ágil, entender as fases de um projeto, como ir além da gestão de risco tradicional, entre outros aspectos que farão com que você seja capaz de combinar PMBOK com Scrum em seu gerenciamento.

O que você achou dessas dicas de certificações e cursos Agile? Boas? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e faça com que outros gerentes de projetos conheçam essas sugestões!

Massimus SubAdministrador
× Como posso te ajudar?