Como montar um modelo de referência para estimativas usando Story Points

Como montar um modelo de referência para estimativas usando Story Points

Aqui na Xerpa nós gostamos de medir o esforço das atividades usando Story Points, mas times recém formados ou com pouca experiência com esse modelo têm dificuldades em estimar usando pontos. Muitas vezes parece abstrato demais. Pensando…
MBA Massimus

MBA: 7 motivos para você pensar antes de fazer um

Compare os benefícios de cursos sobre a nova economia, Agile e o novo modelo de gestão de pessoas Vs MBA em instituições tradicionais que não se atualizaram
De forma simples, podemos dizer que o Agile é um mindset, um conjunto de princípios e valores que norteia a forma de se enxergar as organizações

Agile: entenda o que é e como aplicá-lo à sua empresa

Os métodos ágeis ganham cada vez mais proeminência e importância na administração de empresas.
débitos técnicos do time de desenvolvimento

Como lidar com Débitos Técnicos do Time de Desenvolvimento?

Olá Scrum Masters, Product Owners e Agile Coaches, como vocês têm lidado com PBIs (Product Backlog Items) de débitos técnicos do time? Quis começar esse artigo com uma pergunta e aproveito a oportunidade de colocar alguns pontos de…
A equipe é o espelho do seu líder

A equipe é o espelho do líder. Sua equipe será exatamente como você é!

Ei, vocês senhores Scrum Masters, líderes de time, gerentes de projetos, coordenadores, gerentes, diretores, VPs, CEOs e empresários, como vocês tem trabalhado com os seus times? Será que já estão atuando dentro da 4ª Revolução…
Não existe Agile sem desenvolvimento ágil de software

Não existe Agile sem Desenvolvimento Ágil de Software

Durante a formação para minha certificação CAC - Certified Agile Coach da Massimus, tive a oportunidade de participar de 2 módulos com o Peterson Larentis referentes a Agile Software Development e que trouxe a tona diversas situações…
agile coach x product owner

Como um Agile Coach pode ajudar o Product Owner a não se tornar um simples “tirador de pedidos”?

Vemos cada vez mais, gerentes de áreas de negócio, analistas de requisitos ou “hard users” dessas mesmas áreas assumirem um papel de Product Owner, simplesmente por que de um dia para outro a empresa falou que serão ágeis. Nesse contexto, frequentemente esses profissionais nem conhecem e nem sabem de fato o que precisam fazer, realizando um trabalho aquém do esperado e sem trazer eficácia na entrega e na qualidade dos produtos.
saiba-por-que-as-startups-quebram

Por que as startups quebram?

No Brasil, criamos muitos negócios todos os dias. Ideias inovadoras que poderiam ser os próximos unicórnios emergem aos arredores da Vila Olímpia, Pinheiros, Paulista... Mas os empreendedores têm o péssimo hábito de gerir negócios da nova economia com os modelos de gestão do século passado. Resultado? As startups quebram!